Relatórios corporativos


Relatórios corporativos


Para a NEXO, muito mais do que um material de comunicação e prestação de contas, os relatórios anuais e de sustentabilidade são um importante indutor de melhorias de gestão. Por isso, desenvolvemos as publicações por meio de um trabalho de consultoria especializada em gestão, e não somente com produtores de conteúdo. 

Temos experiência em todo o processo de um relatório, do briefing à publicação. Para estruturar o planejamento desse tipo de produto, consideramos os objetivos da organização, as demandas de mercado e dos públicos estratégicos, as boas práticas de relato de outras empresas do setor, e o nível de maturidade dos indicadores de desempenho.

Ao longo da consultoria, orientamos os profissionais provedores de informação, aplicamos instrumentos de coleta de indicadores, analisamos e recomendamos ajustes nas respostas e transformamos dados qualitativos e quantitativos em conteúdo atrativo e relevante para o mercado.

Estamos preparados para desenvolver o relatório com base em diretrizes e princípios internacionais, com destaque para:
GRI Standards
Desenvolvida pela Global Reporting Initiative (GRI), a metodologia é a mais utilizada para elaborar relatórios de sustentabilidade. Alcança mais de 70 países e 93% das 250 maiores corporações mundiais. O conjunto de normas permite às organizações conhecer e relatar impactos econômicos, ambientais e sociais. Também ajuda a tornar os relatórios mais precisos, equilibrados, claros, comparáveis, confiáveis e oportunos.

Princípios para o
Relato Integrado
É um modelo que busca melhorar a qualidade das informações disponibilizadas aos provedores de capital financeiro. Além disso, promove o pensamento integrado sobre os capitais organizacionais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, de relacionamento e natural) e sobre a geração de valor em curto, médio e longo prazos. Foi desenvolvido pelo Conselho Internacional para Relato Integrado (em inglês, IIRC).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
São uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 para promover o desenvolvimento sustentável – veja mais na seção “Estratégia de sustentabilidade”. Desde 2017, a B3 recomenda que as empresas listadas bolsa de valores considerem os ODS em sua gestão e informem, anualmente, se elaboram relatório de sustentabilidade ou integrado levando em conta essa agenda. 

Padrões Sasb
São diretrizes elaboradas pelo Sustainability Accounting Standards Board (em português, Conselho de Normas de Contabilidade e Sustentabilidade) para orientar as empresas de capital aberto, com ações negociadas nos Estados Unidos, a divulgarem informações de sustentabilidade financeiramente relevantes para os investidores. Abrangem 77 padrões específicos para diferentes setores da indústria.
Engajamento e materialidade

Aplicamos metodologias de consulta e diálogo com públicos estratégicos, que permitem identificar e compreender quais são as questões mais relevantes para a gestão dos negócios. Quanto maior o impacto ambiental, social e econômico, e maior a influência nas decisões dos públicos consultados, mais relevantes são consideradas as questões. Dessa análise são extraídos os temas materiais, que devem ser geridos, monitorados e relatados de forma transparente.
Share by: